Esqueceu a Senha? Clique aqui!
 


 VER TUDO 

CINARA RAQUEL
DEPOIMENTOS 01-02-2018

Passado um tempo do resultado, confesso que ainda não assimilei totalmente que a aprovação finalmente chegou, estou até perdida sem ter a obrigação de estudar. A gente tem até síndrome de abstinência, rsrs!! Deixo meu depoimento porque sei como é importante e eu mesma sempre gostei muito de ler o que aqueles que alcançaram o sonho escreviam. Eu comecei meus estudos para a Magistratura do Trabalho em fevereiro/2011, depois de advogar por 11 anos na área trabalhista e aprender muito. Desde a faculdade eu sonhava com a Magistratura, porém a vida me levou à advocacia e fui muito feliz na profissão, contudo o sonho continuava lá, vez por outra ele emergia. Tentei conciliar o trabalho com o estudo, mas não consegui, eu viajava muito e estudar ficava para depois.

Em 2010 resolvi que guardaria dinheiro para aguentar um tempo, quitei tudo, me preparei para poder parar completamente e só estudar por pelo menos 3 anos. No final do ano passei adiante os processos que tinha e comecei uma nova fase na minha vida.

Obviamente não foi fácil, aprender a estudar novamente, desligar de vida social, parar de trabalhar e ficar em casa... Fiz uma prova objetiva para avaliar como estava e a partir daí identificar os problemas e fui prestando e sempre fazendo um balanço em cada matéria, concentrando nos pontos fracos, mas não descuidando das matérias que mais gostava. Depois de errar todas de Administrativo em uma prova fiquei furiosa e decidi que ia entender a matéria. Comprei o livro do Alexandre Mazza e devorei mesmo, complementando com outros autores que ele mesmo aponta e já na próxima prova consegui gabaritar e ainda foi minha primeira aprovação em prova objetiva (MG). Essa aprovação veio com 8 meses de estudo, mas não é regra, ninguém deve se prender ao fator tempo, pois muitos fatores influenciam e cada pessoa é única.

Fiquei muito animada e fui fazer a segunda fase, sendo que a discursiva e sentença eram no mesmo final de semana. Nossa! Que difícil!!! Não esperava muito mesmo e por isso não me decepcionei. Ainda nem sabia as técnicas de resposta e tirei 2, 3, 3. Comecei a correr atrás de cursos. O curso Kapa também foi determinante porque a Karla obrigava a responder à mão e fazer o raciocínio e isso me ajudou demais a agilizar o pensamento e conseguir vencer o tempo da prova, todas as vezes que fiz o curso com ela consegui aprovação na discursiva.

Sempre me perguntam se convém fazer cursinho e acho que depende, cada um sabe o que lhe é mais proveitoso. Eu não fiz, estudei em casa, errei a acertei até encontrar um método que funcionava para mim. Li vários livros sobre concursos, adaptei muito do que li e fiz um ciclo de estudos baseado na informação da neurociência de que nosso cérebro não suporta muito tempo em cima da mesma matéria. Eu variava as matérias e de acordo com sua importância dedicava de 30 minutos a 1h30 minutos no máximo a cada uma, variando todos os dias, depois retomava de onde havia parado. Funcionou para mim porque logo comecei a passar e a entender melhor as pegadinhas nas questões. Além disso, o ciclo ajuda a estudar a base teórica, de forma que você já está estudando para a discursiva. Há dias que rendemos mais que outros, temos que nos conhecer e respeitar nossos limites também.

Sempre reservava umas duas horas diárias para atualização de jurisprudência, leitura de notícias dos principais tribunais regionais, TST, STF e STJ. Lia sempre os Informativos do TST antes das discursivas (todos) e marcava o que era mais importante. Tenho um caderno (vou guardá-lo) no qual anotava teses polêmicas, assuntos importantes, posicionamentos e julgamentos interessantes que via nas notícias e artigos que lia. Esse caderno sempre me acompanhava nas discursivas e várias vezes ali estavam respostas para as provas. Nas duas últimas que fiz (RJ e SP) e passei, nele estavam respostas para duas perguntas do RJ e três de SP. Anotem o que for importante, novo, interessante e sempre revisem. A revisão é fundamental, nosso cérebro, coitado, não consegue guardar tudo!

Comecei a treinar sentença assim que passei pela primeira vez para uma discursiva, mas confesso que me concentrava mais quando estava perto de alguma prova, aí sim, treinava à mão e confesso para vocês que em casa nunca consegui terminar em 4 horas, mas quando era para valer sempre consegui, inclusive aquela enorme do RJ (concurso 2013/2014) eu terminei.
Acredito que Deus me deu um presente na sentença de SP porque eu tinha feito um exercício uma semana antes sobre reversão ou não da justa causa e critérios para caracterizar o abandono de emprego (a tese principal da prova). Senti segurança para decidir, mas quase não consegui terminar porque no início tinha esquecido uma preliminar e quando ia começar o mérito tive que colocar o famoso "digo" e começar novamente. O importante é que deu tudo certo, fiz o dispositivo indireto e passei.

Não sei quantas provas objetivas fiz, não contei. Fiz 6 discursivas (MG, SE, RJ, RO, Campinas e SP) e 3 sentenças (MG, RJ e SP) e passei na terceira. Curiosamente nunca tinha conseguido passar na objetiva em SP (TRT2), era a quarta vez que eu tentava e admito que no dia da objetiva não estava bem, saí com a sensação que tinha ido muito mal. Quando conferi o gabarito e vi que tinha feito 75 nem acreditei! E desta vez deu certo, fui até o final e consegui!

Há uma série de acontecimentos e dificuldades nesse caminho. Não dá para contar tudo. Posso dizer que vale a pena cada lágrima, dor, cansaço, indignação. Tudo de que abrimos mão nesse caminho será compensado com a aprovação e com o aprendizado dessa trajetória. Acreditar numa Força Superior é fundamental, nos dá força e fé! O apoio de pessoas especiais e muito bem escolhidas também. Eu sou muito quieta e optei por me preservar bastante para não ter que administrar a expectativa dos outros, mas isso não é regra. Eu é que não gosto de cobrança alheia e por isso me preservei bastante, afinal já basta nossa própria expectativa e frustração ao longo do caminho...

Vale muito a pena as amizades que fazemos, as pessoas que conhecemos nesse caminho. Aprendemos muito e constatamos que há pessoas maravilhosas, dispostas a ajudar, a colaborar com o sonho de desconhecidos, pelo simples fato de compartilharem o mesmo sonho. O grupo Pontos do Edital eu conheci no aeroporto de Florianópolis quando a Fran me abordou e falou sobre ele. Já a tinha a visto na prova de Campinas, mas não sabia do grupo e muito aprendi com ele, com a disponibilidade dos colegas e com a troca de materiais. Admiro muito quem possui tal disponibilidade, eu não sou assim, embora goste muito de ajudar e ensinar. Não consigo me colocar em grande grupo e administrar tantas coisas, anseios, trabalhos, ufa! Parabéns à Fran e a quem compartilha com ela a administração do grupo!

Finalizo dizendo que só Deus sabe quando estamos prontos. Temos que fazer a nossa parte porque quando menos esperamos tudo acontece. Devo dizer que eu achava que 2014 já não daria mais nada, não abria mais nenhum concurso...

Estava bem classificada como Analista Judiciário no TRT15 e sabendo que logo seria chamada e não havia concurso à vista, resolvi vender minha casa em Florianópolis (junho/2014) e me mudar para a região de Campinas. Tudo aconteceu muito rápido e em 14 de setembro eu já estava em SP, minha mudança chegou dia 16 e no dia 17 uma amiga me ligou dizendo que eu tinha passado na prova de sentença e estava na prova oral em SP! Eu tinha esquecido completamente, achava que o dispositivo indireto tinha comprometido minha aprovação. Ledo engano! Graças a Deus!!!!
Estar em SP nesse período de preparação foi mais um presente de Deus, pois tudo ficou mais fácil. É a preparação mais tensa e cara de todo o caminho e estar perto dos cursos ajuda muito e dá confiança. Agora que passou digo a vocês que muito é terrorismo. A prova oral, pelo menos em SP é muito tranquila. Nós é que fazemos o monstro muito maior do que é na realidade. Nessa fase a tranquilidade e o equilíbrio são mais importantes que todo o resto, porque afinal, conhecimento já provamos que temos, senão não teríamos chegado à última fase do concurso.

Já falei demais! Nossa!! Confiem em Deus e em vocês mesmos. Procurem se conhecer e criar seu próprio método de estudo porque não existem fórmulas mágicas a não ser o famoso HBC (Hora Bunda Cadeira)! Jamais deixem outras pessoas sabotarem seu sonho porque ninguém tem esse direito e as pessoas só fazem conosco aquilo que permitimos. Sejam firmes, serenos, confiantes que tudo dará certo na hora certa. Eu sou a prova viva que Deus está no comando, porque tudo aconteceu de forma orquestrada, quase mágica, quando chegou o momento. Não foi fácil esperar e a paciência foi uma virtude duramente conquistada, mas valeu muito a pena e vai me ajudar a bem exercer o novo ofício, juntamente com a fé que tenho nas Forças Superiores!

Muita luz e felicidade a todos!!!
Cinara Raquel Roso


 


APROVADA TRTSP






 


 




 
  Início
Fale Conosco
Cadastro
Cadastro para Aluno Kapa
Vídeo
  Institucional
Serviços
Simulados e Provas
Depoimentos
(13) 3322-6376
  (13) 9911-97081 (Whatsapp)
cursokapa@cursokapa.com.br

  Page Kapa   Kapa Perfil   Grupo Kapa


 
 
.:: • © Copyright 2011 - 2024, Curso KAPA ® • Santos • São Paulo • (13) 3322-6376 - 9h as 17h • kapacurso@gmail.com http://www.cursokapa.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy
Design by Nelson Pasquarelli