Esqueceu a Senha? Clique aqui!
 


 VER TUDO 

MARIANA MENDES
DEPOIMENTOS 20-01-2019

Meu nome é Mariana Mendes Junqueira, e fui aprovada no I Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho.


Durante a faculdade eu já almejava a magistratura, inclusive, meus estágios sempre foram com juízes, o contribuiu para que eu admirasse mais a carreira. Somente no meu quinto ano de faculdade, foram ministradas as matérias de direito do trabalho e processo do trabalho.


A partir dali eu sabia que queria ser juíza do trabalho e, diferente de algumas pessoas que primeiro fazem concurso para analista e, depois para a magistratura, por opção minha, somente prestei concursos para a Magistratura Trabalhista.


Logo que terminei a faculdade, no final de 2010, por indicação da minha professora de Direito do Trabalho, fui fazer um curso presencial, na cidade de Ribeirão Preto/SP, com aulas nos finais de semana e, duração de 1 ano.


Paralelamente, eu improvisei um escritório de advocacia na minha casa, na cidade de Ituverava/SP, e já comecei a advogar.


Nos três primeiros anos de atividade jurídica eu li bastante doutrina e, depois do curso em Ribeirão Preto/SP, também fiz Pós-Graduação em Trabalho e Processo do Trabalho, principalmente, no intuito de aprofundar mais os estudos nessas matérias.


Também fiz algumas provas que surgiram nesse período para treinar e ter uma noção de como eram as provas, o estilo de cada tribunal, pois na época, os concursos eram regionais.


No final do ano de 2014, através dos grupos no “facebook” da Magistratura do Trabalho, conheci vários cursos especializados na área e “online”.


Ao pesquisar os métodos dos cursos, identifiquei me com o Curso Kapa, em razão dos seus cronogramas individualmente especializados, conforme para cada aluno e concurso, e resolvi experimentar, a partir daí o curso sempre me acompanhou em todas as provas e fases que prestei. 


Eu sempre estudei sozinha e por cursos “online”, pois, após a faculdade, retornei para minha cidade, que fica no interior do Estado de São Paulo, e por ser uma cidade pequena, não tem cursinhos para magistratura.


Os cronogramas do Kapa são sensacionais, pois são realmente individualizados, e me ajudavam a otimizar o tempo de estudo disponível, ainda mais porque eu estudava e trabalhava, a reforçar as matérias que tinha mais dificuldade (porque naturalmente queremos estudar as matérias que mais gostamos e temos facilidade), fazer revisões (que é essencial e, antes eu não tinha o costume de fazer, até por certa preguiça..rss, achava que já sabia e pronto), e também, a fazer exercícios, provas anteriores, ou seja, aprendi muito a estudar para o concurso com o Kapa, tanto que logo que comecei a estudar com o cronograma, consequentemente, comecei a passar nas primeiras fases.


Outra coisa muito importante nos estudos, estar atento às decisões dos tribunais, inclusive julgados do STF e STJ que refletem no âmbito trabalhista, aos informativos do TST e ler sempre as súmulas e OJs.


Além do mais, o curso Kapa foi muito importante para mim porque não tinha com quem compartilhar os estudos, as frustações, não tinha muitos amigos que eram concurseiros, ainda mais na minha cidade. E, no cronograma, eu também tinha um acompanhamento de perto com a Karla, que é uma pessoa incrível, e está ali para ajudar em tudo que for possível, mamãe coruja mesmo.


O suporte emocional que o curso oferece faz dele ainda mais especial. Inclusive, os grupos de “whats app” que o curso criou são bem legais para trocar experiências, tirar dúvidas e fazer amigos.


Tudo isso foi muito bom para fazer a caminhada mais leve, ainda mais para quem “estuda sozinho”.


Outro ponto importante: equilíbrio é tudo, pois tudo tem sua hora, de estudar, de fazer exercícios físicos, de curtir a família e amigos. No começo é difícil compreender, porque queremos “comer” os livros, passar no concurso logo e etc., mas a gente aprende.


A minha meta era sempre cumprir o cronograma da semana, não contava horas líquidas de estudos, mas sim, focava no que precisava ser feito, e tentava executar da melhor maneira possível, independentemente do tempo. E, imprevistos acontecem, se não estudava em um dia por algum motivo, compensava no outro.


Junto com o suporte do curso Kapa, também fazia outros cursos em paralelo, com métodos e materiais diferentes, para somar nos meus estudos, o que também foi muito importante na minha jornada.


Inclusive, gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer alguns professores que de alguma forma me marcaram, não só do curso Kapa. Meu muito obrigada aos professores: Karla Almada, Gabriel Calvet, Alice Leite, Lucas Cordeiro, Amanda Diniz, Vinicius Rezende, Maurílio Neris e Raphael Miziara.


No total, prestei 16 concursos para a magistratura do trabalho, dos quais 9 foram após completar os 3 anos de atividade jurídica, realizei 4 provas de segunda fase, fui aprovada em 1 terceira fase (prova de sentença) e, 1 prova oral.


Por fim, gostaria de dizer que tudo tem seu tempo certo, o estudo deve ser constante e, é necessário disciplina e resiliência, afinal, não existe o momento perfeito para estudar, a vida não para. Eu também não sou uma pessoa “fora da casinha”, apenas disciplinada e esforçada.


Além do mais, acredito em Deus, e ele sabe o que faz, por mais que as vezes não conseguimos entender o “porquê” algumas coisas não dão certo naquele momento.


Eu passei no concurso, no pior momento da minha vida, mas graças ao meu esforço e resiliência, pois além dos problemas ordinários, um pouco antes da abertura do edital do nacional, perdi minha avó materna em um acidente, 5 meses depois, perdi meu Lucky, meu cachorrinho (quem me conhece sabe o quanto amo esses animais), e, logo em seguida, uma semana antes da prova objetiva, perdi meu avô materno, que na verdade, sempre teve na minha vida o papel de pai.


Desculpem se ficou um pouco longo o depoimento, mas meu intuito foi falar um pouquinho da minha trajetória de estudos e, o contexto em que eles se inseriram, para mostrar que tudo é possível, seja em que condições você se encontre.


E é normal ficar triste, chorar, mudar os planos por apenas um segundo..rsss.. mas acredite no seu sonho, e nunca duvide de que você é capaz, porque quando a gente realmente quer, a gente consegue.


Com carinho, Mariana.


Aprovada no I Concurso Nacional Unificado para Magistratura do Trabalho.


 


 






 


 




 
  Início
Fale Conosco
Cadastro
Cadastro para Aluno Kapa
Vídeo
  Institucional
Serviços
Simulados e Provas
Depoimentos
(13) 3322-6376
  (13) 9911-97081 (Whatsapp)
cursokapa@cursokapa.com.br

  Page Kapa   Kapa Perfil   Grupo Kapa


 
 
.:: • © Copyright 2011 - 2021, Curso KAPA ® • Santos • São Paulo • (13) 3322-6376 - 9h as 17h • cursokapa@cursokapa.com.br • http://www.cursokapa.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy
Design by Nelson Pasquarelli